segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Raul Fulgêncio: Rombo aos cofres públicos pode passar dos R$ 40 mi

Bem, agora vamos acertar os pontos. Área do complexo Marco Zero (shopping, hotel e Leroy): 215 mil metros quadrados. Segundo a lei, para o empreendimento ser liberado pela prefeitura, entre outras medidas, é necessário que o empreendedor repasse a prefeitura, 35% do terreno, neste caso, 75mil metros quadrados.
 (Essa é uma medida extremamente importante para que a cidade tenha condições de fazer no futuro, praças, escolas, unidades de saúde e outras obras pra atender a demanda gerada pelo empreendimento.)
Pelos documentos que consegui junto a diversos órgãos, inclusive da prefeitura, por tanto oficiais, Raul Fulgêncio repassou a prefeitura, em valores arredondados, 15mil metros quadrados para alargamento de ruas e 19 mil metros quadrados para a construção do teatro municipal. 19 + 15 = 34 mil metros quadrados, pra 75 mil faltam 41 mil. É ai que entra um dos maiores assaltos aos cofres públicos municipais já feitos na história de Londrina. Coisa pra dar inveja ao pior dos larápios que já passaram por aqui.
Para completar a área que deveria ser repassada ao município, Raul Fulgêncio entregou 39 mil metros quadrados da mata do Marco Zero. Área de preservação permanente APP e o pior, de acordo com a lei 7755 de 08/06/1999, tombada como patrimônio histórico. Esse terreno não poderia e não pode ser aceito como contra partida pois, repito, é uma área de preservação permanente e tombada pelo patrimônio histórico. A lei PROÍBE a aceitação.
Em uma modesta avaliação dos terrenos na região, é senso comum que o metro quadrado está avaliado em mil reais. Por tanto, empurrando uma área totalmente inutilizável a prefeitura, Raul Fulgêncio deixou de repassar aos cofres públicos, cerca de 40 milhões de reais.
O fato fica ainda mais grave se questionarmos como o empreendimento foi aprovado pela prefeitura sem o repasse correto da contrapartida. Quem autorizou essa irregularidade e em troca do que? Quem fez olho grosso na fiscalização e por que?
As irregularidades continuam. Mesmo com o projeto aprovado, seriam necessárias outras autorizações para o início das obras e funcionamento. O próprio empresário Raul Fulgêncio confessou, quando foi convocado na câmara de vereadores, que algumas empresas que estão no complexo não detêm essas autorizações. Mais uma vez a pergunta: se não tem habite-se, por que ninguém fiscalizou? Em troca do que?
Agora fica fácil entender o motivo do desespero e das manobras para evitar a criação da CEI do Raul Fulgêncio. Entre os defensores mais dedicados está o senhor JB, da Paiquerê AM, que tenta todos os dias tirar a credibilidade das denuncias.  Chegou a dizer que Raul Fulgêncio estava sendo perseguido, que isso é ruim para o desenvolvimento da cidade, um show de falácias e bravatas. Só é preciso lembrar que a imobiliária do empresário é um dos principais patrocinadores da emissora. Em alguns dias a vinheta de patrocínio era colada a longos comentários em defesa do empresário alvo das denúncias. Neste final de semana, ao final da transmissão do jogo do Londrina, JB anunciou seu novo parceiro comercial. Shopping Boulevard, incluso no complexo Marco Zero.
Relato isso para mostrar o poder econômico do empresário Raul Fulgêncio em tentar burlar a opinião pública e evitar a investigação. Por isso, além dos vereadores, é preciso que o ministério público seja rápido nas providências. Fiscais, servidores públicos e muitas outras pessoas precisam ser ouvidas com urgência, antes que possa sofrer algum tipo de coação.
Pra concluir esse texto alerto que esse é só o começo. Tem muito mais. Mas primeiro vou checar todos os documentos e na medida que comprovo a veracidade vou publicando aos leitores. Lembro que meu único objetivo é revelar a verdade e garantir a justiça social. Uma cidade que não tem dinheiro para cortar o mato, para construir unidades de saúde, creches, escolas, não pode ser lesada em 40 milhões de reais.

51 comentários:

Anônimo disse...

isso é fato... tem gente que acha que manda na cidade.... e o povo aceita na boa...

Anônimo disse...

E quem vai apurar estes fatos para punir os responsáveis?? e quando

Anônimo disse...

É direito de todo cidadão, ter acesso aos projetos de parcelamento do solo, aprovados pela prefeitura. Acho que o Sr. deveria ir lá na secretaria de obras, exigir esse projeto e, com ajuda de algum engenheiro ou arquiteto, conferir as porcentagens.

Gugu disse...

Diego, parabéns pela investigação e coragem de expor os envolvidos. Apenas discordo dessa conta de 40 milhões de reais... transformar a área burlada em reais é sensacionalismo, já que não foram "reais" que foram desviados, e sim àrea em m². Se a área valorizou, foi por ação dos investimentos feitos ali. Quando foi comprada, não valia 10% disso. E procure saber o significado de "justiça social". Isso é um sinônimo pra socialismo, distribuição forçada de riqueza. A palavra justiça fica bem melhor no contexto. Abraço!

Cindy disse...

Fico perplexo ao ver tantas denúncias e pouca punição. Diria que o caso do jornalista morto pelo rojão, deu uma repercussão tão grande na mídia, fato de destaque em todos os jornais, inclusive da maior interessada de por fim aos protestos, à rede Globo. Claro que a violência praticada nos mesmos é inadmissível, entretanto manifestação popular precisa ser apoiada e sempre.
Já o crime de corrupção praticado aqui em Londrina é comum, justamente pelo mesmo motivo que impera na jurisdição brasileira, impunidade. Assim como procuravam um culpado pelo caso de quem atirou um rojão no jornalista morto, também procuramos estigmatizar alguém por tanta corrupção! No entanto, ficamos na mesmice de sempre, a justiça branda, favorece criminosos e o país continua dando pequenas vantagens ao cidadão de bem e incentivando a todo tipo de transgressão seja do baixo e alto nível.

Romulo casanova disse...

Parabéns pela iniciativa de mostra a sujeira que esta por baixo dos tapetes da nossa prefeitura.

Romulo casanova disse...

Parabéns por mostrar a nossa londrina a sujeira que se esconde de baixo do tapete da prefeitura de londrina.

Anônimo disse...

Voce é um RIDICULO...!!!

Anônimo disse...

Tarde demais, alguns funcionários da prefeitura já sofreram ou estão sofrendo coação.

Eddie disse...

Muito feliz seu comentário no PH, não somente o Raul Seixas, mais tem mais uma meia dúzia de “empresários na cidade” que mamam nas já magras tetas de nossa prefeitura, amparados por uma curriola de vereadores que os favorecem, sabe-se lá a troco de quê (eu imagino). O Ministério Público tem que ir pra cima e cobrar exemplarmente desse cidadão que há anos vem praticando atos no mínimo suspeitos. Parabéns pela matéria.

Anônimo disse...

Tarde demais, alguns funcionários da prefeitura já estão sofrendo coação.

Unknown disse...

Obrigada pela informação. É muito comum casos como esse na cidade de Londrina, fata-nos sujeitos corajosos e responsáveis para discutí-los.

Leandro Volpato disse...

Caro Diogo, partilho de sua indignação e estou interessado em saber de mais informações para, quem sabe, entrar com ação popular para cobrar esse prejuízo que município teve. Se possível, me mande seu e-mail ou entre em contato comigo pelo e-mail volpato.advocacia@hotmail.com.

Simone disse...

Vergonha !!!!!

Adonai Bruno disse...

Diogo, muito bem colocado o assunto, e não deve-se parar por aí. Vejamos a situação do Muffato Madre Leônia Milito, e Havan do Centro.Há uma série de irregularidades, as quais traz prejuizos para todos de Londrina, pois ficam na excessão e quando um pequeno precisa de qualquer tipo de ajuda , não se tem o mesmo tratamento. Ou seja, a lei é para os pequenos, pois os grandes , manda o dinheiro!Parabéns pela noticia investigativa!

Unknown disse...

Eu estou acompanhando já algum tempo seus comentários sobre o assunto, e também acho que devemos ir a fundo em mais essa sacanagem que certos funcionários publicos aliados a alguns empresários sem vergonha alguma de roubar o nosso dinheiro, se precisar pode contar com minha colaboração...zé carlos

Anônimo disse...

E sobre a iguaçu do Brasil? que você fazia propaganda e avalizava? isso você não vai comentar sobre o golpe? fácil quando não é no seu rabo que estoura né!

Anônimo disse...

já passou da hora de homem honestos partir para os finalmente com essa corja de bandidos, e pode ter certeza que tem muitos CONIVENTES com as maracutaias dos poderosos, QUER DIZER, "NÃO PODEROSOS" mas bandidos que aproveitam o poder do dinheiro e deitam e rolam na cidade.É só fazer uma investigação na vida dos VEREADORES,PREFEITOS, SECRETÁRIOS e outros e ver o capital que esses camaradas tem em seus nomes e em nome da família, e essa investigação tem que começar lááááááá de TRÁÁÁÁÁZZZZZZZ.

Anônimo disse...

Respeito a notícia, mas tem muita coisa errada ai. Cheque melhor essas informações, de preferência com menos influências do outro poder político que está por trás disso

Anônimo disse...

http://www.andrevargas.com.br/noticias/?id=297
O gestor do grupo Marco Zero, Raul Fulgêncio, agradeceu a parceria da Prefeitura de Londrina na construção do futuro teatro e na agilização dos projetos para o complexo Marco Zero e afirmou que o empreendimento será o novo cartão postal de Londrina.

Anônimo disse...

Empreendedores como este que Londrina precisa, inovando, investindo e não utilizando nenhum dinheiro publico, mas sim da iniciativa privada.
Parabéns Raul!!! continue assim!!

obs: todos falam de APP dentro de cidades, mas ninguém vive dentro da mata! todo mundo adora hotel e shopping!

Anônimo disse...

A regra é simples (um exemplo):
Eu necessito fazer uma falcatrua, então conto com a ajuda de um amigo, que tem um amigo lá de cima, que também tem um amigo mais lá de cima, que também é amigo de um maioral mais acima, que porventura é amigo de alguém que dita as leis, e que também é amigo de um que executa as leis, que por sinal é amigo de um que fiscaliza as leis, sendo que nenhum deles, muito menos eu, sou seu amigo que é um pobre cidadão. E fica o resultado como se vê na vida real, e ponto final.

Anônimo disse...

Parece que todas as construções em londrina estão irregulares ou é impressão?
Não se esqueçam do caso Construtora Iguaçu com um dos maiores golpes da cidade inclusive com aprovação de pessoas de dentro da prefeitura? Cade a fiscalização???

Unknown disse...

Quem liberou tantos documentos para este empreendimento ter início?

João disse...

Parabéns sua denuncia é de interesse de toda população de Londrina, pois estes bandidos ligados a políticos corruptos que infelizmente temos muitos na nossa cidade, precisão ser punidos exemplarmente. OBS: Eu tive o desprazer de conhecer este individuo ( meliante Raul) , antes de sua ligação com os outros meliante da nossa politica, e afirmo o tal Raul não tinha, como dito popular a onde cair morto (a onde ele e os outros envolvidos deveria estar).

Anônimo disse...

Que vergonha.tanta gente com necessidades,pessoas doentes,crianças passando fome, idosos desamparados
E tem um Ser querendo ganhar cada vez mais e mais nas custas dos outros,tirando proveito do municipio.Isso é. crime barbaro.Tem que ter punição. Parabéns ao jornalista Diogo.

Unknown disse...

Parabens pela investigacao e coragem. Continue firme !!!!

Anônimo disse...

Uma área que estava totalmente degradada, foi recuperada por gente de visão que acredita e investe na cidade, gerando empregos e renda, isso desagrada os falaciosos e invejosos, é por essas e outras que Londrina vem perdendo espaço e poder por gente que ao invés de contribuir fazem justamente o contrário, querem destruir.

Anônimo disse...

Analisando rapidamente o texto já podemos sentenciar todo mundo. Eu preciso entender porque tanto ataque. Raul Fulgencio e JB são cidadãos londrinenses que possuem história nesta cidade, sobretudo no que diz respeito ao progresso. Embora tenho ouvido os comentários do JB sobre a atual gestão do prefeito, e me pergunto de que lado ele está. E me pergunto se ele assumiu a ideia sensacionalista no estilo Datena. Dizer que ama esta cidade, mas ao mesmo tempo sempre por em check as ações de seus gestores, não é de um bom tom jornalístico. Sem falar no papagaio loro José que faz o programa com ele. Uma coisa é indiscutível, o sucesso do empreendedor Raul Fulgencio incomoda muita gente e isso é fácil de entender, pois invariavelmente o sucesso alheio sempre nos incomoda (humano tão humano). Também poderíamos questionar as irregularidades na construção da loja da Havan no centro da cidade. Também naquela obra há irregularidade. Também houve autorizações sem o devido processo legal que se deve ter. Mas lá está a Havan e lá está o Boulevard. Empreendimentos que sem dúvidas valorizaram suas regiões de forma única e gerando emprego e possibilitando a arrecadação de impostos. Muitas vezes a burocracia atravanca o progresso. E todos sabemos como isso funciona. Então em função dos inúmeros, volto a dizer, inúmeros benefícios. gerados por estes empreendedores, penso que deva mos antes entender a motivação de tal denúncia e havendo irregularidade que seja tomado as providências. Porém antes disso, sou apoiador incondicional dos empreendedores que vão além, da burocracia pois são estes que possibilitaram o progresso e inovação para Londrina. Quanto ao Sr. JB que também respeito, penso que ele deveria dar expediente junto com o Prefeito na prefeitura por apenas uma semana, quem sabe assim mudaria a arrogância e as bravatas que diariamente comunica em sua rádio. E não venha dizer que o povo.... As pessoas querem ouvir argumentações com coerência . Estamos cansado do telejornal sensacionalista. Isso é coisa do passado. Lembrei -me agora do saudoso Luiz Carlos Alborgueti. Naquele tempo o seu estilo era novidade. Hoje no mínimo é demodê.

Um Abraço a todos.

Paulo César Nascimento.

Anônimo disse...

Me chamo João Ronchi...

Tempo atrás percebi claramente que o sr Diogo Hutt não gosta do Raul Fulgêncio. Falando mal no programa de outro empreendimento localizado na beira do lago. Bom sinceramente parece que você é manipulado a descarregar "tiros" no empresário, por motivos pessoais, ou não. No caso do mercado, tava defendendo os empresários que investiram e que não tiveram retorno. Mas nem todos podem ter lucro na vida capital, uns perdem outros ganham. Se há algo errado na metragem do shopping, etc... deve sim ser investigado e manda bala mesmo. Mas quero ver esse potencial todo Diogo, para defender a população que levou um golpe de 200 milhões de reais... "din din" de trabalhadores no caso Iguaçu do Brasil.

Sempre avante! Independente se fez propaganda ou não da Iguaçu, lute, faça... e mta força para mostrar a verdade!

Anônimo disse...

É sujo falando mal lavado !!!

Unknown disse...

É simples. Pegue o projeto aprovado na prefeitura e veja quem assinou sua aprovação. Essa pessoa trabalha na prefeitura e conhece as leis do parcelamento do solo. Simples.

Anônimo disse...

É fácil entender como foi possível. Como as próprias palavras do Sr. RAUL FUGENCIO, par o mercado palhano, os londrinenses não compreendem ainda o CONCEITO dos empreendimentos.

Anônimo disse...

Quem era o prefeito na época da aprovação?

Anônimo disse...

Pior que isso só a Teixeira Holzmann! Diversos crimes ambientais e lotes em condomínios de "presente" para os vereadores

Unknown disse...

Isso porque não foi feito observações a respeito do impacto que isso causou no trânsito da região. Quem precisa passar pela rotatória da 10 de dezembro com Leste-oeste sabe do que estou falando.

Paulo disse...

Sinceramente, discordo de todos os comentários aqui expostos que "defendem" o empresário Raul Fulgencio. Também discordo de quem criticou a notícia justamente pelos valores citados, dizendo que a área não valia 10% do valor citado, mas independentemente de valores é fato que burlaram a lei e que ainda "devem" boa parte do terreno para a prefeitura de Londrina.

Unknown disse...

Bom dia, Diogo.

Seguindo nessa mesma linha de raciocino pela qual parabenizo-o pela inciativa da investigação, gostaria de sugerir ou pedir que averiguasse a situação da Gleba Palhano onde as grandes construtoras dão as cartas. Dentro do mesmo raciocínio, aquela região vai virar um saara de concreto sem espaços de praça, colégios e outros. Não seria o mesmo caso? As construtoras não teriam que reservar espaços para que a Prefeitura criasse esses espaços ou até melhor, porque as construtoras não criam espaços nesse sentido? A única iniciativa nessa direção é a praça pé vermelho que virou estacionamento dos apartamentos com mais carros que as garagens.
Bem, tá ai, gostaria que alguém comprasse essa ideia e a levasse adiante, se for cabível.
Obrigado
José Carlos

Unknown disse...

Não vamos generalizar, mas tem muita gente que mora nos bairros mais caros das cidades, não só de Londrina, mas que detêm o poder financeiro e político, que são verdadeiras latrinas, por fora bela viola e por dentro pão bolorento. Você acredita que alguém será preso? Processado talvez, mas com as manobras que a lei faculta, prisão nem pensar.E assim caminha o nosso bom e velho Brasil

Unknown disse...

Vergonha estes "nossos empresários", por fora bela viola e por dentro pão bolorento, é muita sujeira, parece até uma latrina ambulate.

Anônimo disse...

Os envolvidos tem que ser punidos: o proprietário da imobiliária e pessoas da prefeitura envolvidas no caso, esta investigação deve ser do Ministério Público junto com o Gaeco, e prender os envolvidos.

Anônimo disse...

Acho que você deveria tirar esta moderação de comentários, pois 805 dos comentários que te criticam não estão sendo publicados!!

Arthur Flamarion disse...

apenas para constar: é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
Por favor anônimo: IDENTIFIQUE-SE.

Anônimo disse...

Quanto as atividades da imobiliária RF, todos os corretores são contratados como autônomos, sem o recolhimento de encargos trabalhistas, sem FGTS, sem pagamento de decimo terceiro, sem respeitar a CLT. Com isso são prejudicados dezenas de trabalhadores da área comercial da mobiliaria. E quando este passivo aparecer... Quem vai arcar ? Basta conversar com qualquer um que já tenha trabalhado por lá para saber que todos tem horário definido a cumprir e respondem a um superior da empresa, caracterizando portanto vínculo empregaticio.

Anônimo disse...

Vc com a boca calada Diogo , e um poeta ,,,,,,

Anônimo disse...

A casa caiu, tiu.

Anônimo disse...

Na verdade Londrina virou aldeia sem cacique...Tem um monte de índio defendendo o interesse próprio sem pensar na população.
a verdade e só querem favorecer o próprio bolso....

Wagner Pereira disse...

Tudo isso foi idealizado na gestão do PT. Digníssimo prefeito Nedson. Impressionante como esse partido tem tantos "profissionais" da falcatrua. O próprio prefeito Nedson teve seus direitos políticos cassados por improbidade. Somos escravos dessa maldição de PT.

Anônimo disse...

Vc foi preciso e claro nas irregularidades. Parabéns pela coragem.

Anônimo disse...

Negócio da china pro Fulgêncio, deixar de pagar 40 milhôes de reais gostaria de saber se fosse pra ele perder esse montante, será que faria o negócio...

Anônimo disse...

Começar a investigar a secretaria de obras vai feder pra muitos funcionários públicos em todos os setores da prefeitura e consequência muitos empresários também terão suas falcatruas desmascaradas!! Ministério público omisso, pois denúncias é o que não falta!!