sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Fernando Collor e o carro zero

Quem diria que eu daria razão para Fernando Collor, ele estava certo. "Carros nacionais são verdadeiras carroças" e eu digo que alguns importados também. No ano passado eu e minha esposa trocamos de carro, optamos por zero quilômetro, afinal não queremos nos preocupar com manutenção que não seja a preventiva.

Há mais de um ano ninguém, nem a fábrica em São Paulo, consegue descobrir o que causa um chiado, baixo é verdade, mas que no silêncio de uma viagem chega a perturbar. já trocaram cabos, módulo, aparelho e nada, absolutamente nada... sem contar os penus, que custam quase 900 reais cada um e que duraram  13mil km, tem os discos de freio que foram trocados por virem empenados de fábrica... e por aí foram quase dez visitas a concessionária, quando deveriam ter sido apenas duas.

No carro da esposa o problema é ridículo... botão do ar-condicionado que não funciona. palhetas do limpador ressecadas com três meses de uso. Recall no sistema de partida a frio e o maior de todos. em baixas velocidades o servo freio simplesmente deixa de funcionar... um atestado de incompetência e falta de respeito.  
Você compra um carro zero, sabe que vai desvalorizar, mas paga pra ter a comodidade de não ter problemas, no entanto os problemas estão lá... quem vai pagar por isso?





Um comentário:

Joca123 disse...

Olá, Diogo
os carros nacionais já foram muito piores...
trabalhei 42 anos na área de autopeças em concessionárias Ford e Fiat, e o que já vi, e vivi, só Deus sabe...
o Tempra, primeiro carro de grande porte da Fiat no Brasil, teve um recall, com mais de 150 itens, que nem sequer foram comunicados aos clientes. Pastilhas, resistencia do ventilador, chicotes, tubos de direção hidraulica, e outras coisinhas, cuja troca o cliente nao ficava sabendo que haviam sido trocadas....
Tem gente hoje, faltando uma falange, perdida no "cortador de charutos" do Fox (voce sabia, não?) o rebatedor do banco traseiro do Fox tinha um defeito de projeto, que lesionava o usuário.
Enfim, a engenharia projeta os componentes sub-dimensionados; se der problema, redimensionam. Isto é o recall, na maioria das vezes, já previsto quando do projeto do componente.
um abraço
um feliz VW pra voces!!
Ozorio Pelegrini (Londrina)