quinta-feira, 15 de maio de 2014

Paiquerê AM a um passo do segundo lugar

A última pesquisa IBOPE revelou um acentuado declínio na audiência da tradicional Paiquerê AM. Diferença de 3 ou 4 pontinhos apenas entre Paiquerê AM e Alvorada AM, praticamente empate técnico. Isso em um gráfico mostra o fim do reinado de JB. Em anos anteriores a audiência somada das outras emissoras era próxima a da Paiquerê.
Minha análise: O forte da Paiquerê AM sempre foi o jornalismo e jornalismo pra sobreviver precisa de credibilidade. O envolvimento da emissora com empresários como Raul Fulgêncio, investigado pelo Ministério Público por causa de irregularidades nas obras do Marco Zero, deixou os ouvintes com um pé atrás sobre as reais intenções dos comentários ou a falta deles na emissora. Lembrando que Raul é um dos principais patrocinadores da rádio e mesmo investigado pelo MP não era e não é criticado como outros empresários em casos semelhantes.
Outro fator que pode ter derrubado a audiência é o da suspeita dos ouvintes de que pesadas criticas ao ex-prefeito Barbosa Neto na verdade tinham objetivos comerciais, já que ele (Barbosa) é dono da Brasil Sul AM, por tanto, concorrente de JB. Outras empresas que foram poupadas das criticas nos programas da Paiquerê AM envolvendo questões polêmicas, como mudança de zoneamento e outras coisas, mais tarde apareceram como patrocinadores. É o caso do Angeloni, shopping Boulevard etc...
Além disso, o que segurava a audiência eram as transmissões de futebol que passaram a ser feitas em parceria com a Paiquerê FM, ou seja... por que ouvir o jogo na AM com qualidade infinitamente inferior a FM se a transmissão é feita pela mesma equipe?
Aproveitando veja outros números:

Paiquerê FM 40.18%
Jovem Pan     12%
Folha             12%
Igapó             12%
Massa            8,5%

Nenhum comentário: