terça-feira, 5 de agosto de 2014

Kireeff declara guerra a donos de terrenos

O prefeito Alexandre Kireeff mandou para câmara projeto para aumentar gradativamente o IPTU de quem tem terrenos não edificados, subutilizados ou não utilizados. A alíquota, que é de 1% pode, depois de cincos, passar para 8%. 
O ex-vereador Joel Garcia já havia proposto isso, mas a câmara na época foi contra o projeto. Particularmente acho uma medida inteligente e justa. Esses terrenos, nas mãos de especuladores, custam muito ao município. Muitas vezes o cidadão quer construir uma casa em uma área já urbanizada, com estrutura pública próxima, mas não consegue. O dono do terreno não vende o imóvel porque está especulando, esperando valorizar mais para vender. Daí o município tem que criar novas áreas residenciais, construir postos de saúde, escolas, creches em áreas mais afastadas. Isso custa muito e quem paga somos nós. 
Por outro lado é preciso que o prefeito também pense naquele trabalhador que financiou um terreno com muito sacrifício e que espera guardar um pouco de dinheiro para começar a realizar o sonho de construir a própria casa. Para essas pessoas, os 8% do IPTU podem significar o fim do sonho. 
O projeto é ótimo, desde que diferencie o especulador do trabalhador humilde. 

Nenhum comentário: