quarta-feira, 30 de março de 2016

Carta aos supermercadistas de Londrina

Um homem não pode ter medo de falar o que pensa, da mesma maneira que não pode ser ignorante e deixar de ouvir o contraditório. Há pouco tempo travei uma dura batalha pública sobre o comportamento submisso, pra não dizer promíscuo, de algumas pessoas com relevância posição na sociedade londrinense. Pessoas que armaram um circo para mudar leis e beneficiar empresas de fora como se a intenção fosse o bem do povo e não um mero anúncio publicitário ou negócio imobiliário. O tempo passa, a poeira abaixa, os que inventaram argumentos para camuflar a realidade e foram ovacionados começam a ser expostos e simplesmente se calam diante da realidade. Já aqueles que tiveram coragem de falar o contrário, mesmo que contra uma corrente de formadores de opinião e personalidades do mundo empresarial, agora precisam levantar e cobrar explicações. Eu estou levantando.
Chegou a hora de perguntar onde estão os defensores públicos do Angeloni em Londrina? Onde estão os vereadores que compraram briga com parte dos moradores da Gleba Palhano, mudando zoneamento de um ou dois terrenos só pra beneficiar o tal mercado.? Onde estão os radialistas que fizeram um dos mais pesados jogos de manipulação da opinião pública para beneficiar esta mesma empresa e garantir, como uma incrível coincidência, o anúncio publicitário em suas emissoras. Cadê o empresário Joanir Zonta, do Condor, que saiu de Curitiba para vir a Londrina prometer a construção de um mercado caso os vereadores mudassem a lei do quadrilátero central? Onde está o mercado sr Zonta? onde estão os empregos? Onde está o comprometimento do senhor com a nossa cidade, com a nossa região? Aliás, me digam quantos mercados foram construídos no centro depois da derrubada da lei? Falácia meus amigos. Tudo não passou de falácia. A única coisa que isso resultou foi uma estúpida tentativa de acabar com a reputação de pessoas que só fizeram trabalhar pela cidade.
Deixo mais perguntas a todos os moralistas que arrotavam asneiras sem fim. Que desdenharam dos nossos empresários, principalmente supermercadistas. Cadê os empregos, o progresso, a competitividade, os preços baixos que os senhores garantiram? Onde estão os senhores agora? Cadê o senhor prefeito Alexandre Kireeff que deu de ombros para uma recomendação de um dos melhores procuradores jurídicos que a cidade já teve, o Doutor em direito constitucional Zulmar Fachin e ficou quieto quanto ao veto da mudança de zoneamento na Gleba, beneficiando o Angeloni. E aí prefeito, perdeu o procurador e o mercado até hoje não saiu do papel.
É bom para os senhores aprenderem a valorizar o que é nosso. Valorizem os empresários que ganham dinheiro conosco, mas que passam fome conosco. Viscardi, Golfinho, Musamar, Tonhão, BigDog, Muffato. Esses estão aqui, na crise, diminuindo lucros, mas sem fechar lojas, sem demitir. Onde está o Maxxi Atacado, unidade pertencente ao Grupo Walmart? Onde está o Angeloni do Londrina norte Shopping? Quando a crise aperta as primeiras lojas a serem fechadas são as de fora. Acredito que hoje esses moralistas que trocaram a cidade por uma migalha de publicidade agora estejam com o mesmo sentimento da prostitutas que se deitavam com os alemães quando estes invadiam seu país e depois foram cobradas pela sociedade quando os mesmos perderam a guerra. Mas ao contrário da reação popular daquela época, as prostitutas de hoje não terão seus cabelos cortados, nem serão apedrejadas, terão apenas a vergonha alheia que me acomete neste instante. Vergonha de terem trocado o verdadeiro bem estar do povo por um punhado de moedas. Aprendam a ver além dos interesses pessoais, aprendam a perder um pouco hoje para que todos possam ganhar amanhã. o Amanhã de vocês acabou. (Deixo claro que esse desabafo é uma iniciativa pessoal).
Em nome de todos os mercados que permanecem abertos, diminuindo lucros para garantir o emprego da nossa gente e verdadeiramente se preocupando com a nossa região deixo a seguinte foto:

Nenhum comentário: