sexta-feira, 11 de março de 2016

Que a bagunça política não atinja o judiciário

Eu acho que o PT perdeu a melhor oportunidade da história do país de mudar os rumos da nossa nação no conceito moral. Acredito que o atual governo não tem condição alguma de continuar no poder. Não acredito nas possibilidades de reversão do atual quadro político nos próximo 3 anos. Defendo o combate a todo e qualquer tipo de corrupção. 
Só não posso aceitar que a justiça desvie do caminho moral neste momento de grande e justificável revolta. Muitos pensam que as algumas decisões que afrontam a legalidade estão amparadas na moralidade e por tanto são justificáveis. Isso, na minha opinião, é uma ilusão.
Pelo que me lembre Maquiavél não é um exemplo de moralidade, no entanto são seus princípios os utilizados pelo Ministério Público de São Paulo em busca da justiça. Tenho a impressão, com o pedido de prisão preventiva do Lula, que estão dando as costas para os meios em busca de um fim. Apesar de não ser do entendimento da massa, isso também é ruim para o país.
Se Lula utilizou de manobras legais para que seu comportamento delituoso seja classificado apenas como desviante, então temos que positivar este comportamento e transformar em crime. Não pode uma prisão preventiva servir de condenação diante da opinião pública. Se é da vontade do povo mais celeridade da justiça então que sejam criados instrumentos para isso, de maneira legal, com a devida vacatio legis e legitimação do processo. Se o poder legislativo não toma a iniciativa, então que as massas sejam mobilizadas para pressionar. Senhores juristas, não deixem esse grupo, que promoveu essa bagunça política generalizada bagunçar também a justiça. Já termos muita insegurança na política para termos também na área jurídica.

Nenhum comentário: