terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Caso Centronic: TJ mantém decisão contra Barbosa

de: Edson Ferreira
Folha Web

O ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto (PDT) sofreu nova derrota no Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná ao tentar suspender a tramitação da ação civil pública em que é acusado de improbidade administrativa porque teria mantido dois vigias, contratados pela Centronic, trabalhando na rádio da família dele, com salários pagos pela prefeitura. O recurso para barrar a tramitação do processo foi negado pela 5 Câmara Cível do TJ.

No acórdão, do começo do mês de dezembro, mas publicado apenas ontem, o desembargador Leonel Cunha, relator do processo, reitera decisão monocrática, de outubro do ano passado, na qual afirma que ''há indícios (justa causa) que autorizam a instauração do procedimento judicial visando apurar suposta prática de improbidade administrativa''. Foi a denúncia da Centronic que resultou na cassação do mandato de Barbosa pela Câmara Municipal de Londrina, em 30 de julho.

No recurso, a defesa alegou que a rádio Brasil Sul tinha um contrato de permuta com a empresa de segurança e teria sido a própria emissora que pagou pelos serviços dos dois funcionários. Também sustentou que não houve prejuízos ao erário. Conforme a tese da defesa, ''não restou caracterizado o elemento subjetivo para a configuração de improbidade administrativa, devendo ser rejeitada a inicial''.

O relator, no entanto, entendeu que os depoimentos dos ex-funcionários são indícios da possível improbidade, uma vez que constava de seus holerites que a prefeitura era a fonte pagadora. Com a decisão, o TJ manteve o entendimento do juiz da 1 Vara da Fazenda Pública de Londrina, Emil Gonçalves, de receber a ação.

Além de Cunha, votaram contra o ex-prefeito os desembargadores Luiz Mateus de Lima e José Marcos de Moura. Ontem a reportagem não conseguiu contato com o advogado que assina o recurso em nome do pedetista.

Um comentário:

Eleitor disse...

e por falar em barbosa... O prefeito Kireeff colocou Ana Olímpica. aquela do CIAP....., em a diretoria na AMS. Novos tempos, velhos hábitos.