quinta-feira, 24 de abril de 2014

Por que apoiar a greve dos professores?

Hoje foi um dia histórico na cidade de Londrina. Dia em que os professores foram às ruas e fizeram bonito. Professores na alma, que até na hora de manifestar aproveitam para ensinar. Um mar de gente tomou conta das principais avenidas da cidade, sem quebra pau, vandalismo, fogo em lixo, pichação, nada disso, apenas uma voz de quem muito fala e raramente é ouvido.
No trânsito houve congestionamento, pedestres tiveram que esperar um pouco mais para atravessar a rua. No comércio o vendedor teve que interromper por alguns segundos a venda, o gerente no telefone teve que suspender a ligação, o som dos manifestantes era alto, mas não incomodava. Nas casas e apartamentos moradores foram as janelas, queriam ver o que estava acontecendo. Escutaram vozes pedindo mais educação ao nosso povo e mais uma vez, apesar do barulho, não reclamaram.
Nas escolas alguns tentaram boicotar a paralisação. Teve diretor que ordenou a aplicação de provas aos poucos professores que lá estavam, a maioria de contratados, que são impedidos de entrar em greve por que podem ser demitidos. Mas a estratégia não deu certo, os alunos não queriam entrar. Indignados com a participação da classe estudantil em passeatas, surgiram ameaças querendo responsabilizar os mestres caso algo acontecesse com os estudantes. Pois como pai prefiro esse risco do que o de ver meu filho conivente com injustiças e despreparado devido um sistema educacional falido. Dessa vez a maioria dos professores e alunos foram as ruas e falaram não a falta histórica de reconhecimento dessa que é uma das classes mais injustiçadas desse país.
Mas por que apoiar a greve? Por que eu acho que um país que paga o que paga aos professores vai viver pra sempre nas mãos das raposas que roubam o nosso dinheiro. Por que acredito que um ser humano que tem a missão de ajudar a formar o caráter dos meus filhos e dar a eles todo o embasamento educacional de sua vida, merece ganhar o mesmo que um juiz, que pode salvar injustiçados e condenar culpados.  Apoio a greve por que não vejo dignidade alguma nos salários dos professores da nossa nação.
Apoio a greve por que estudei a vida inteira em escola pública e já chorei de tristeza ao ver um professor meu, aquele “ser”  que tinha todas as respostas, que controlava 45 alunos com um olhar, que estudava cada dia mais, morrer por falta de atendimento médico de seu precário plano de saúde. Apoio a greve por que já vi minha professora de história ter que lecionar química por falta de um profissional na área no meio do ano. Por que já fui ao banheiro da escola quando criança e tive que rasgar folhas do meu caderno por que não havia papel higiênico. Por que vi minha professora de português com sério transtorno depressivo provocado pela difícil tarefa de educar crianças não ter apoio psicológico do estado.
Apoio a greve por que apesar de tudo isso esses professores conseguiram me dar o mínimo para continuar estudando e hoje ganhar a vida honestamente.
Obrigado professores e parabéns pela iniciativa. Em um país democrático o que os senhores fizeram hoje foi uma aula de luta por nossos direitos e cidadania.  

Diogo Hutt

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Diogo, com que satisfação ouvi tua fala nesta manhã!!! Coerente, justo e assertivo!!! Os professores merecem nosso respeito e apoio!!!! Parabéns !!!!!
Etel dos Santos Fernández

Soely Portella disse...

Bravo, Bravíssimo. Parabéns pela coragem de se posicionar a nosso favor... acompanho-o sempre e vejo coerência em seus comentários, principalmente quando fala da Guarda Municipal (minha filha é da 1ª turma) e hoje com a minha profissão. Muito obrigada, Deus o abençoe!!!!

Unknown disse...

Parabéns pelo texto e pela fala, Diogo. Obrigada pelo apoio.

fabiana_bakun disse...

Após assistir seu discurso a respeito da greve dos professores, não pude deixar de registrar uma mensagem de "MUITO OBRIGADA" por nos representar tão bem. Precisamos de mais profissionais assim, que compreendem o que é ser cidadão e que apoiam movimentos como este, que só acrescentam no sentido de transformar uma sociedade tão carente de princípios básicos. Parabéns e sucesso sempre!

Roque disse...

Nobre jornalista Diogo, vi no Blog do Esmael sobre suas brilhantes palavras de apoio aos professores.
Logo, recortei o vídeo e publiquei no meu facebook https://www.facebook.com/roque.ribeiro.792.
Já passaram de 100 compartilhamentos, hoje vai ultrapassar os 200 com certeza. Todos, mas todos mesmo adoraram sua "sábias palavras"
Sou professor do estado, membro do comitê de greve daqui de Pato Branco.
QUERO SABER SE POSSO USAR O SEU ÁUDIO (APENAS O ÁUDIO) COMO SOM DE FUNDO PARA IMAGENS DE NOSSAS AÇÕES AQUI EM PATO BRANCO.
Veja alguns vídeos que já fiz neste sentido:

https://www.youtube.com/watch?v=CzlBH5Yc58Y

https://www.youtube.com/watch?v=jQESRngVLyk

Aguardo retorno no e-mail
roquegeo@gmail.com

Anônimo disse...

Maravilhosa matéria sobre a nossa greve!!! Jamais vi em nossa imprensa, uma fala tão condizente com a nossa realidade e um apoio tão explícito e digno à nossa educação. Parabéns! Muito obrigada!
Annelise
Matinhos