segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O fantasma dos aditivos voltou

O fantasma dos aditivos, tão criticados em administrações passadas está assombrando a prefeitura de Londrina. Várias testemunhas relatam ter visto vultos rondando o centro cívico. Lendo o portal de notícias O Diário (Londrina)  tive a comprovação:
"A Meridiano Construtora de Obras, de Londrina, pediu um aditivo de R$ 276 mil à Secretaria Municipal de Saúde para dar continuidade às obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol, na zona oeste da cidade. A conclusão da obra também teve prazo prorrogado em dois meses.
Na tarde desta segunda-feira (25), o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, comentou que os valores extras já foram aprovados. O gasto extra, segundo ele, foi justificado pela construtora para a construção de um muro de arrimo no terreno onde está sendo erguida a nova UPA."

Leia tudo aqui

Os aditivos sempre foram alvos de muitas criticas, inclusive do atual prefeito. Sempre geraram dúvidas do tipo:

"Para ganhar a licitação lança um preço menor, no meio da execução da obra pede aditivo e cobra o que o segundo, terceiro ou quarto colocados pediram na licitação."

"Os aditivos abrem uma porta enorme para a corrupção, permitem acordos bilaterais assustadoramente perigosos para a transparência da coisa pública".

Não que esses exemplos possam ser aplicados ao caso em questão, mas deixa evidente um erro de planejamento ou incompetência mesmo. A construção desse muro não foi prevista? Muito suspeito... Oremos.

Nenhum comentário: